terça-feira, 9 de abril de 2013

Microsoft Windows



Microsoft Windows

http://3.bp.blogspot.com/-eXVouUVg8GI/TaSLo0D8mwI/AAAAAAAAADg/QjO3pfJz2IA/s1600/Windows+95.Nov-M.jpg
Windows 95










http://www.hideipvpn.com/wp-content/uploads/2012/12/windows8.jpg
Tela inicial do Windows 8  


   Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 8, lançado em 26 de outubro de 2012. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável.

Versões do Microsoft Windows

Windows 1.0

Windows 2.0

Windows 3.xx

Windows 95

Windows 98

Windows 98 SE

Windows ME

Windows NT

Windows 2000

Windows Neptune

Windows Odyssey

Windows XP

Windows Server 2003

Windows Vista

Windows Server 2008

Windows 7

Windows 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Blog

Origem dos Blogs

   Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads.
O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.

                            http://edudemic.com/wp-content/uploads/2012/08/blog-3.jpg

Popularização

A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.
 

Tipos

Blogs pessoais

Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que buscam manter um canal de comunicação com seus fãs.

Blogs corporativos e organizacionais

Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogueiro, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogueiro para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respectivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.

Blogs de gênero

Por fim há blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Algumas categorias de blogs recebem denominações específicas, como: blogs educativos, blogs literários, Metablogs, etc.

 

 

 


terça-feira, 2 de abril de 2013

Memórias

Memória RAM → Random Acess Memory

O computador precisa de algumas peças para funcionar, e a memória RAM é uma das principais. Como você já deve saber, o processador funciona como o cérebro da máquina, porém, ele não tem uma memória muito grande.

(Modulos de Memória RAM)

A função da memória RAM é guardar dados temporariamente para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. Só para deixar mais claro, todo aplicativo ou jogo que você abre precisa guardar os arquivos mais usados em algum lugar, daí a necessidade da RAM.

Memória ROM → Random Only Memory

(Modulo de memoria ROM)

Aqueles que nunca ouviram falar da ROM certamente conhece um primo próximo desse tipo de memória, o CD-ROM, uma mídia ótica que permite apenas a leitura de dados. Ou seja, você não pode gravar arquivos em um CD-ROM, apenas executar ou visualizar o que já estiver nele.

Basicamente, essa é a função da memória ROM: oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.

Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas que o estudante pode realizar ao usá-la. Já no caso de celulares, normalmente as ROMS carregam o sistema operacional e os softwares básicos do aparelho.

Memória Cache → SDRAM → Synchronous Dynami Random Only Memory

(Memoria Cache integrada ao processador)

Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM.A taxa de acerto típica pode variar entre 80% e 99%, localizada entre a memória principal eo processador central.

Existe dois tipos de memória cache, uma que fica dentro do processador e outra que fica na placa-mãe, esses tipos de memória é o que possibilita o armazenamento de endereços que a memória normal faz quando vai ler algum arquivo.

Por exemplo: Abrindo um arquivo de word, ou seja, quando vc abre um arquivo de texto do word sempre demora mais do que voce abrindo o mesmo arquivo pela segunda vez, ja percebeu isso? isso ocorre porque na primeira vez que vc executou o arquivo sua memoria leu o arquivo no HD com a ajuda do processador certo? e quando voce abriu pela segunda vez a memória cache guardou o endereço e dessa vez não vai precisar ficar procurando nada mais para executar, ou seja, executa imediatamente sem depender de tantos periféricos possibilitando uma maior velocidade na execução do arquivo graças a memória cache.



A Defesa

                                                            http://evangelizacaorj.com.br/wp-content/uploads/2013/01/ilustracao-computador-infectado.jpg    



use software de proteção com Anti vírus,evite restaurar backups antigos, utilizar e-mail diferentes para trabalho e pessoa, não ser um clicador compulsivo, não fornecer dados pessoais para sites que você não confia, ter um filtro anti spam instalado,  leia com atenção os cadastros online ,evitar e-mail comuns ,manter seus programas e antivírus atualizados.

O que é um sistema operacional?

     Um sistema operacional (S.O) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/geek-list/files/2010/10/p42.jpg
    Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.

    O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.
  
Pesquisa Sistemas operacionais:
Mac Os
Mach
MS Dos
Novel 4.1
OS/2
Unix/linux
Windows 3.1
Windows 95
Windows 98
Windows 2000
Windows NT
Solaris
Android
Firefix OS
Linux
Ubuntu
Debian
Fedora
Linux Mint
Open BSD OSX
Windows XP
Windows Vista
Windows XP
Netware
Minix
Windows 7
Windows 8
Smalllinux
Free BSD
Cyber
...

Sistemas Operacionais:

Windows 3.1
Windows 95
Windows 98
Windows 2000
Windows NT
Windows 8
Windows XP
Windows Vista
Windows Professional Edition
Linux
Android
Ios
Dos
Unix
Solaris
l4
Freebsd
Free dos
CTSS
GNU
Ubuntu
Bada
Mac Os
Fedora
Slackware
Darwin
CPM
MS Dos
Multix
Windows 7
Novell
Mandriva
Knoppix
Google Chrome OS
Debian